Massagem sueca

    A Massagem Sueca é uma técnica de massagem que, como todas as outras, teve sua origem baseada no conhecimento das antigas civilizações, tais como: Indiana, Chinesa, Árabe, Grega, e outras…
Ao longo de milhares de anos e em uma infinidade de culturas, as pessoas vêm usando a massagem para comunicação, alívio da dor ou desconforto, cura, proteção ou melhora da saúde em geral. As pessoas usam a massagem de forma instintiva ou intuitiva ao friccionar ou apoiar um ferimento, uma contusão ou uma área de desconforto do corpo.
No século XVIII, com todas as revoluções sociais, políticas e Filosóficas provocada pelo Iluminismo, muitas obras antigas foram traduzidas e publicadas. Em uma delas, a Obra Médica da Antiga China Kong Fou (traduzida para o Francês em 1779 d.C.), constava textos com recomendações de controlo de respiração e um sistema de exercícios e posições para o cuidado com a saúde. É bastante provável que essa obra tenha servido de inspiração para o instrutor de ginástica Per Henrik Ling.


O Sueco Per Henrick Ling    (1776-1839) revolucionou a manipulação corporal na transição do século XVIII para o XIX(Era moderna). Durante suas viagens pela Europa ensinando, traduzindo e escrevendo poesias e peças, ele aprendeu esgrima. Ling observou os movimentos repetitivos, a actividade física unilateral da esgrima e seus efeitos no corpo. Para equilibrar a actividade física, incorporou manobras diversas ao seu método de cuidados com a saúde, acabando assim com a sua dor crónica no cotovelo.
 A maioria dos profissionais atribui à Per henrik Ling o título de “Pai da Massagem Sueca”.
Ele redescobriu a massagem e inventou novas técnicas e deu-lhe designações francesas, como por exemplo:
effleurage,  

pétrissage,

tapotement,

vibration, etc, termos e técnicas que ainda hoje se usam. Foi assim que se criou o sistema da massagem sueca.

A Massagem Sueca é a categoria mais conhecida e usada.
 (Massagem e manobras que particularmente uso nos meus esquemas de massagem)
Embora o público costume identificá-la como suave e superficial, as técnicas variam de leve a vigorosa. Geralmente, a Massagem Sueca utiliza uma combinação de toques de deslizamento longo, pressão, percussão e fricção aplicados à musculatura superficial. Esses toques podem ser aplicados separadamente ou combinados, conforme a necessidade do cliente durante a sessão. Em geral, são combinados com movimentos passivos e activos que acalmam e relaxam o paciente e, ao mesmo tempo activam a sua circulação.
A massagem de relaxamento e a massagem para a manutenção da saúde são consideradas modalidades suecas. Seus benefícios mecânicos e reflexos são o aumento da circulação sanguínea, da circulação linfática e da amplitude de movimento. Pode-se afirmar que os efeitos fisiológicos da massagem sueca são evidentes em todos os sistemas orgânicos, como o sistema esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório digestivo e fundamental na termo regulação do organismo.
Essa técnica, quando aplicada por profissionais preparados, apresenta uma margem de resultados que impressiona tanto a quem pratica quanto a quem a recebe o tratamento.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES
Como curiosidade:

  • Na índia, por volta do século 18 a.C., o texto sagrado ditado por Brahma aos seus discípulos entre um vasto conjunto de normas dedicados à medicina, para além de outros conselhos de higiene e tratamento, recomendava a Massagem com fins curativos
  • Na antiguidade Egípcia e persa deixaram documentação encontrada sobretudo nas tumbas de famosos médicos da altura, representando diversas cenas de tratamento entre as quais manobras de Massagem
  • Na antiga literatura grega e depois também em Roma, há referências à Massagem, aconselhada com efeitos higiénicos, mais tarde na actividade desportiva (preparar a musculatura antes de provas desportivas e após actividades extenuante) e depois com fins terapêuticos.

Hipócrates (famoso médico da Grécia antiga 460 a.C.-377 a.C.) foi o primeiro médico a usar as Massagens com fins terapêuticos em casos concretos e também foi o primeiro médico a alterar a sentido da Massagem do centrífugo para o centrípeto.

(Sentido centrípeto a massagem quando feita neste sentido de baixo para cima no sentido da circulação venosa ena direcção do coração e de fora para dentro)

Entre outros médicos podemos salientar:
Galeno (medico em Roma no ano de (129-199) escreveu 16 livros relacionados com a massagem e distinguia 18 variantes de Massagem;

Epicteto (55-135) deu um bom contributo, especialmente utilizando a massagem no desporto;

Avicenna, medico árabe (980-1037) adepto da medicina galénica, perpétua a tradição da massagem descrevendo as suas qualidades e estabelece indicações e manobras muito precisas para a sua aplicação em tratamentos.