Influência da Massagem

A Massagem tem sobre os tecidos dois tipos de influência:
Mecânica ou Directa: é uma ajuda ao fluxo de retorno da circulação venosa e da linfática, por ter um sentido centrípeto e por se efectuarem movimentos que se tornam eficazes na eliminação de aderências entre fibras musculares e na mobilização de acumulação de líquidos. Alem disso aumenta:
•a funçao da pele
•o metabolismo nas células
•a circulaçao sanguínea e linfática
•a elasticidade
•a irrigaçao dos músculos
O efeito é exercido sobre a pele, tornando-a mais mole, mais macia, mais fina e mais resistente, dado que provoca a eliminação de células mortas e resíduos das glândulas cutâneas
Reflexa ou Indirecta: sobre o sistema nervoso, circulatório, linfático articular, visceral, muscular. Os efeitos reflexos são produzidos na pele pela estimulação dos receptores periféricos, os quais de seguida transmitem impulsos através da medula espinal ao cérebro, proporcionando sensações de relaxamento e prazer.


Propriedades  fisiológicas:

  • Açao antalgica: porque vai provocar um aumento da temperatura e por isso , tambem uma melhor irrigação sanguínea, porque actua sobre os receptores periféricos,etc em principio a massagem atenua ou faz desaparecer completamente a dor.
  • Açao  descontracturante ou estimulante: A primeira vista parece paradoxal , falarmos de dois efeitos opostos, todavia e na pratica só depende do estado do paciente, da técnica utilizada e do ritmo empregue. na estimulação ,devemos lembrar, que os nosso orgãos quando não solicitados a funcionar, atrofiam progressivamente. Só o trabalho mantém a sua vitalidade, resistindo ao fibrosamento e á atrofia. Ora ao massajar as massas musculares, agitam os líquidos interiores impedindo que estagnem e se organizem em novos tecidos.é aqui que pode ser estimulante.
  • ação eliminadora ou evacuadora: agindo por pressão sobre o rolo vasculo-nervoso sub-cutâneo, sobre os espaços lacunares onde circula a linfa e directamente sobre as células gordas, permite aumentar e acelerar a eliminação dos metabolitos líquidos ou sólidos
  • ação trofica: pela sua ação sobre os elementos vasculares e nervosos, permite melhorar as irrigações sanguíneas e a nutrição evitando a atrofia muscular e a diminuição da sua potencia.
  • ação psicológica: pelas anteriores o paciente ao perceber o bom resultado que a Massagem lhe proporciona, adquire confiança e entrega-se pratica e totalmente ao cuidado do Massagista libertando se de qualquer atitude de defesa